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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vale, Ana Lia Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/61106541473279712pt_BR
dc.creatorSilva, Renata Morgado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/11596340239903941pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-25T16:34:30Z-
dc.date.available2019-06-25T16:34:30Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.identifier.citationSILVA, Renata Morgado. Educação especial: desafios e perspectivas dos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. 2019. 123f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/167-
dc.description.abstractThe research “Special Education: Challenges and perspectives of the teachers of Colégio de Aplicação of Universidade Federal de Roraima” analyzed how the public policies focused on Special Education are carried out in the school and what are the demands faced by the teachers who work in Elementary Education, under the light of theories of school inclusion, teacher training and inclusive pedagogical practices, identifying the legislation implanted in the educational system. As a methodological procedure, a documentary search was done with the secretary, the Multifunctional Resource Room, the teachers who work in Elementary School and the management team, through the reports of students with desabilities enrolled; the 2018 Specialized Educational Assistance plan; the bimonthly descriptive reports on the development of students with disabilities; edicts; opinions; the availability of images exposing moments of activities developed in the classroom; as well as providing unpublished documents such as the Pedagogical Political Project. It was also opportune to access the premises of the school, for the photographic registration of the space, equipment and materials available. The field research was performed by in loco observation; the interviews with the teachers who work in Elementary School; and questionnaire applied to the technical team. The inductive method was used to analyze and describe the actions regarding the inclusion of students with disabilities in the school context and in the classroom. It was found that the specificities found in the school environment are, as a matter of priority, of structural origin and of continuing education.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa Educação Especial: desafios e perspectivas dos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima analisou como as políticas públicas voltadas a Educação Especial são desempenhadas no colégio e quais as demandas enfrentadas pelos professores que atuam no Ensino Fundamental I, sob a luz das teorias da inclusão escolar, formação de professores e práticas pedagógicas inclusivas, identificando as legislações implantadas no sistema de ensino. Como procedimentos metodológicos, fez-se uma busca documental junto a secretaria, a Sala de Recursos Multifuncionais, aos professores que atuam no Ensino Fundamental I e a equipe gestora, através da relação dos laudos de alunos com deficiências matriculados; do plano do Atendimento Educacional Especializado 2018; dos relatórios bimestrais descritivos do desenvolvimento dos alunos com deficiência; dos editais; dos pareceres; da disponibilização de imagens expondo momentos de atividades desenvolvidas em sala de aula; além do fornecimento de documentos não publicados como o Projeto Político Pedagógico. Foi oportunizado também o acesso as dependências do colégio, para o registro fotográfico do espaço, equipamentos e materiais disponíveis. A pesquisa de campo ocorreu por meio da observação in loco; das entrevistas junto aos professores que atuam no Ensino Fundamental I; e de questionário aplicado à equipe técnica. Fez-se uso do método indutivo, ao analisar e descrever as ações quanto a inclusão dos discentes com deficiência no contexto escolar e na sala de aula. Detectou-se que, as especificidades encontradas do âmbito escolar são, prioritariamente, de origem estrutural e de formação continuada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lauro Sousa (repositorio@ufrr.br) on 2019-06-25T16:34:30Z No. of bitstreams: 1 Educação especial desafios e perspectivas dos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima.pdf: 2101307 bytes, checksum: 39b3fe73da482dc64bab8f2bcef2ea02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T16:34:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Educação especial desafios e perspectivas dos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima.pdf: 2101307 bytes, checksum: 39b3fe73da482dc64bab8f2bcef2ea02 (MD5) Previous issue date: 2019-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPG-DRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazôniapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleEducação especial : desafios e perspectivas dos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraimapt_BR
dc.title.alternativeSpecial education : challenges and perspective of teachers from Colégio de Aplicação of UFRRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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