Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/167
Tipo: Dissertação
Title: Educação especial: desafios e perspectivas dos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima
Autor(es): Silva, Renata Morgado
Primeiro Orientador: Vale, Ana Lia Farias
Resumo: A pesquisa Educação Especial: desafios e perspectivas dos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima analisou como as políticas públicas voltadas a Educação Especial são desempenhadas no colégio e quais as demandas enfrentadas pelos professores que atuam no Ensino Fundamental I, sob a luz das teorias da inclusão escolar, formação de professores e práticas pedagógicas inclusivas, identificando as legislações implantadas no sistema de ensino. Como procedimentos metodológicos, fez-se uma busca documental junto a secretaria, a Sala de Recursos Multifuncionais, aos professores que atuam no Ensino Fundamental I e a equipe gestora, através da relação dos laudos de alunos com deficiências matriculados; do plano do Atendimento Educacional Especializado 2018; dos relatórios bimestrais descritivos do desenvolvimento dos alunos com deficiência; dos editais; dos pareceres; da disponibilização de imagens expondo momentos de atividades desenvolvidas em sala de aula; além do fornecimento de documentos não publicados como o Projeto Político Pedagógico. Foi oportunizado também o acesso as dependências do colégio, para o registro fotográfico do espaço, equipamentos e materiais disponíveis. A pesquisa de campo ocorreu por meio da observação in loco; das entrevistas junto aos professores que atuam no Ensino Fundamental I; e de questionário aplicado à equipe técnica. Fez-se uso do método indutivo, ao analisar e descrever as ações quanto a inclusão dos discentes com deficiência no contexto escolar e na sala de aula. Detectou-se que, as especificidades encontradas do âmbito escolar são, prioritariamente, de origem estrutural e de formação continuada.
Abstract: The research “Special Education: Challenges and perspectives of the teachers of Colégio de Aplicação of Universidade Federal de Roraima” analyzed how the public policies focused on Special Education are carried out in the school and what are the demands faced by the teachers who work in Elementary Education, under the light of theories of school inclusion, teacher training and inclusive pedagogical practices, identifying the legislation implanted in the educational system. As a methodological procedure, a documentary search was done with the secretary, the Multifunctional Resource Room, the teachers who work in Elementary School and the management team, through the reports of students with desabilities enrolled; the 2018 Specialized Educational Assistance plan; the bimonthly descriptive reports on the development of students with disabilities; edicts; opinions; the availability of images exposing moments of activities developed in the classroom; as well as providing unpublished documents such as the Pedagogical Political Project. It was also opportune to access the premises of the school, for the photographic registration of the space, equipment and materials available. The field research was performed by in loco observation; the interviews with the teachers who work in Elementary School; and questionnaire applied to the technical team. The inductive method was used to analyze and describe the actions regarding the inclusion of students with disabilities in the school context and in the classroom. It was found that the specificities found in the school environment are, as a matter of priority, of structural origin and of continuing education.
Keywords: Educação especial
Inclusão social
Formação continuada
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PPG-DRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia
metadata.dc.publisher.program: PPG-DRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/167
Issue Date: 20-Mar-2019
Appears in Collections:PPG-DRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.