Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Repetto Carreño, Maxim Paolo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1433059000143492pt_BR
dc.creatorViana, Rosangela da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3968890869710600pt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T13:19:49Z-
dc.date.available2019-02-07T13:19:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVIANA, Rosangela da Silva. Narrativas do formador de professores indígenas em Roraima. 2017. 92f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/132-
dc.description.abstractEl siguiente trabajo tiene como objetivo comprender la educación escolar indígena como práctica pedagógica a partir de las narrativas de los formadores de profesores indígenas del Centro Estadual de Formación de los Profesionales de la Educación de Roraima (CEFORR), de la Secretaría de Estado de Educación y Deportes (SEED). El método del trabajo es el relato con foco en la entrevista narrativa entendiendo el habla a partir del posicionamiento diferenciado. La entrevista se utiliza de un itinerario semiestructurado. El trabajo considera 04 (cuatro) aspectos que dirigen la entrevista: formador; educación escolar indígena; proceso de formación del procesador indígena (práctica pedagógica); y el profesor indígena. El formador de profesores indígenas y su conciencia individual construida en el contexto social va dando sentido a los otros aspectos, o sea, esos sujetos colaboradores van significando aspectos investigados en sus experiencias individuales y colectivas. El trabajo pasa por el sentido de la educación escolar; en seguida contextualiza históricamente el proceso de formación del profesor indígena; entonces, los sentidos constituidos en las relaciones socioculturales de las narrativas de los formadores del CEFORR, en el período 2012-2014 a los aspectos investigados, se trata de una reflexión de la formación de profesores indígenas teniendo en las narrativas la comprensión de textos y contextos por donde atravesa la investigación y reflexiones.pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho tem como objetivo compreender a educação escolar indígena como prática pedagógica a partir das narrativas dos formadores de professores indígenas do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), da Secretaria de Estado da Educação e Desportos (SEED). O método do trabalho é o narrativo com foco na entrevista narrativa entendendo a fala a partir do posicionamento diferenciado. A entrevista utiliza-se de um roteiro semiestruturado. O trabalho considera 04 (quatro) aspectos que direcionam a entrevista: formador; educação escolar indígena; processo de formação do professor indígena (prática pedagógica); e o professor indígena. O formador de professores indígenas e sua consciência individual construída no contexto social vão dando sentido aos outros aspectos, ou seja, esses sujeitos colaboradores vão significando aspectos investigados nas suas experiências individuais e coletivas. O trabalho perpassa pelo sentido da educação escolar; em seguida contextualiza historicamente o processo de formação do professor indígena; então, os sentidos constituídos nas relações socioculturais das narrativas dos formadores do CEFORR, no período de 2012-2014 aos aspectos investigados, trata-se de uma reflexão da formação de professores indígenas tendo nas narrativas a compreensão de textos e contextos por onde perpassa a investigação e reflexões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lauro Sousa (repositorio@ufrr.br) on 2019-02-07T13:19:49Z No. of bitstreams: 1 Narrativas do formador de professores indígenas em Roraima.pdf: 1019904 bytes, checksum: 710589454293c86e3419b73f9b0f1d03 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-07T13:19:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Narrativas do formador de professores indígenas em Roraima.pdf: 1019904 bytes, checksum: 710589454293c86e3419b73f9b0f1d03 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectFormadorpt_BR
dc.subjectProcesso de formação de professores indígenaspt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectCEFORRpt_BR
dc.subjectEducación Escolar Indígenapt_BR
dc.subjectProceso de Formación de Profesores Indígenaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNarrativas do formador de professores indígenas em Roraimapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas do formador de professores indígenas em Roraima.pdf996 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.