Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/132
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas do formador de professores indígenas em Roraima |
Autor(es): | Viana, Rosangela da Silva |
Primeiro Orientador: | Repetto Carreño, Maxim Paolo |
Resumo: | O seguinte trabalho tem como objetivo compreender a educação escolar indígena como prática pedagógica a partir das narrativas dos formadores de professores indígenas do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), da Secretaria de Estado da Educação e Desportos (SEED). O método do trabalho é o narrativo com foco na entrevista narrativa entendendo a fala a partir do posicionamento diferenciado. A entrevista utiliza-se de um roteiro semiestruturado. O trabalho considera 04 (quatro) aspectos que direcionam a entrevista: formador; educação escolar indígena; processo de formação do professor indígena (prática pedagógica); e o professor indígena. O formador de professores indígenas e sua consciência individual construída no contexto social vão dando sentido aos outros aspectos, ou seja, esses sujeitos colaboradores vão significando aspectos investigados nas suas experiências individuais e coletivas. O trabalho perpassa pelo sentido da educação escolar; em seguida contextualiza historicamente o processo de formação do professor indígena; então, os sentidos constituídos nas relações socioculturais das narrativas dos formadores do CEFORR, no período de 2012-2014 aos aspectos investigados, trata-se de uma reflexão da formação de professores indígenas tendo nas narrativas a compreensão de textos e contextos por onde perpassa a investigação e reflexões. |
Abstract: | El siguiente trabajo tiene como objetivo comprender la educación escolar indígena como práctica pedagógica a partir de las narrativas de los formadores de profesores indígenas del Centro Estadual de Formación de los Profesionales de la Educación de Roraima (CEFORR), de la Secretaría de Estado de Educación y Deportes (SEED). El método del trabajo es el relato con foco en la entrevista narrativa entendiendo el habla a partir del posicionamiento diferenciado. La entrevista se utiliza de un itinerario semiestructurado. El trabajo considera 04 (cuatro) aspectos que dirigen la entrevista: formador; educación escolar indígena; proceso de formación del procesador indígena (práctica pedagógica); y el profesor indígena. El formador de profesores indígenas y su conciencia individual construida en el contexto social va dando sentido a los otros aspectos, o sea, esos sujetos colaboradores van significando aspectos investigados en sus experiencias individuales y colectivas. El trabajo pasa por el sentido de la educación escolar; en seguida contextualiza históricamente el proceso de formación del profesor indígena; entonces, los sentidos constituidos en las relaciones socioculturales de las narrativas de los formadores del CEFORR, en el período 2012-2014 a los aspectos investigados, se trata de una reflexión de la formación de profesores indígenas teniendo en las narrativas la comprensión de textos y contextos por donde atravesa la investigación y reflexiones. |
Palavras-chave: | Educação escolar indígena Formador Processo de formação de professores indígenas Narrativas CEFORR Educación Escolar Indígena Proceso de Formación de Profesores Indígenas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras |
Citação: | VIANA, Rosangela da Silva. Narrativas do formador de professores indígenas em Roraima. 2017. 92f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/132 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas do formador de professores indígenas em Roraima.pdf | 996 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.