Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mibielli, Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190489322583975pt_BR
dc.creatorLima, Danielle dos Santos Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7562976068883869pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-29T15:50:27Z-
dc.date.available2019-01-29T15:50:27Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.citationLIMA, Danielle dos Santos Pereira. Encaixe narrativo e processos ideológicos na obra de Eliane Potiguara. 2018. 86f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/127-
dc.description.abstractIn this dissertation we have as object of study the work of Eliane Potiguara, constituted by a novel book and three short stories, which are produced in the interstices of western and indigenous literature. The work addresses the testimony of indigenous peoples of different ethnicities and highlights the figure of the indigenous grandmother as a "guardian" of collective memory. The old woman plays the social and cultural role of renifying the ancestral past from storytelling. The presence of the grandmother in the writing of Eliane Potiguara is striking and founds the autobiographical pact of the work. In addition, this figure is responsible for performing the role of man-narrative in the stories, recalling stories of oral literature, which are inserted into the main plot, forming narrative fittings. In this sense, in chapter 1: we highlight the theoretical-critical approach to the concept of fitting and the presence of this phenomenon in the tale The Coconut that kept the night (2012). In chapter 2: we discuss the construction of the autobiographical pact and the meta-chronic character of the short stories The Enchanted Bird (2014) and The Cure of the Earth (2015). In chapter 3: we reflect on the binarism of revide in Half Face, Half Mask (2004) and we seek to deconstruct the myth of the native protector from a comparative study between the characters Cunhataí and Nará-Sué Uarená, by Nenê Macaggi (2012). In short, based on a perspective based on theories of memory, literature and culture, we infer that the work of Eliane Potiguara refers to social memory as an instrument of retaliation and indigenous identity affirmation.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação temos como objeto de estudo a obra de Eliane Potiguara, constituída por um livro de romance e três contos, os quais são produzidos nos interstícios da literatura ocidental e indígena. A obra aborda o testemunho de povos indígenas de diferentes etnias e destaca a figura da avó indígena como “guardiã” da memória coletiva. A anciã exerce o papel social e cultural de ressignificação do passado ancestral a partir da contação de histórias. A presença da avó na escrita de Eliane Potiguara é marcante e funda o pacto autobiográfico da obra. Além disso, essa figura é responsável por desempenhar a função de homem-narrativa nos contos, recordando histórias da literatura oral, as quais são inseridas no interior na trama principal, formando encaixes narrativos. Nesse sentido, no capítulo 1: destacamos a abordagem teórico-crítica sobre o conceito de encaixe e a presença desse fenômeno no conto O coco que guardava a noite (2012). No capítulo 2: discutimos a construção do pacto autobiográfico e o caráter metacontista dos contos O pássaro encantado (2014) e A cura da terra (2015). No capítulo 3: refletimos sobre o binarismo de revide em Metade cara, metade máscara (2004) e buscamos desconstruir o mito da nativa protetora a partir de um estudo comparativo entre as personagens Cunhataí e Nará-Sué Uarená, de Nenê Macaggi (2012). Em suma, com base em uma perspectiva fundamentada nas teorias da memória, literatura e cultura, inferimos que a obra de Eliane Potiguara recorre à memória social como instrumento de revide e afirmação identitária indígena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lauro Sousa (repositorio@ufrr.br) on 2019-01-29T15:50:27Z No. of bitstreams: 1 Encaixe narrativo e processos ideológicos na obra de Eliane Potiguara.pdf: 524967 bytes, checksum: e01c634fc00f16691249ef65e43d38f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-29T15:50:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Encaixe narrativo e processos ideológicos na obra de Eliane Potiguara.pdf: 524967 bytes, checksum: e01c634fc00f16691249ef65e43d38f3 (MD5) Previous issue date: 2018-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEliane Potiguarapt_BR
dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
dc.subjectLiteratura oralpt_BR
dc.subjectBinarismospt_BR
dc.subjectBinarismspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleEncaixe narrativo e processos ideológicos na obra de Eliane Potiguarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Encaixe narrativo e processos ideológicos na obra de Eliane Potiguara.pdf512,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.